quarta-feira, novembro 05, 2008

Opiniões...

Ontem a caminho de casa, ía no comboio um casal com um bebé recem nascido, a mãe era uma miuda, adolescente, notava-se pelo corpo que tinha sido mãe há bem pouco tempo!
O bebé estava num carrinho.O pai usava uma argola na orelha e aneis nos dedos, adolescente tb talvez 17/18 anos!
A mãe olhava o bebe, e de repente vejo-a por a chucha do bebe na boca dela e depois dar ao bebé!...fiquei meio aparvalhada....
Comecei a divagar...a minha cabeça estava a mil, aquele bebe tão indefeso nas mãos de dois miudos...que provavelmente nem sempre vão ter a paciência necessária para o acalmara e sossegar!As discussões que depois se vão seguir!
Sim, é verdade, discussões, todos sabemos que a vinda de um bebe é uma benção mas também muitas vezes há que ter maturidade suficiente para gerir as noites mal dormidas a cedências que temos de fazer, as coisas que temos de abdicar...tudo isto é feito com imenso amor quando desejamos muito um filho...mas aqueles miudos, ali com o bebé...fez-me confusão.
Sei que infelismente esta é uma realidade bem patente no nosso mundo...mas com tanta informação, com consultas gratuitas nos centros de saude...porque é que estas miudas não vivem cada coisa a seu tempo para poderem saborear as maravilhas da maternidade?
De qualquer forma acho que foram corajosos em assumir...e ficarem com o bébe, ainda para mais com o leque de opções que têm agora!
...mas nao consegui deixar de pensar...será que aquele bebe vai ter mimo suficiente?...e tudo suficiente?....

10 comentários:

disse...

Sinceramente não sei se a essa criança lhe vai faltar alguma coisa! Mas acho que a idade dos pais não está directamente relacionada com a qualidade da educação. Existem muitos pais com a idade "certa" que não conseguem fazer um bom trabalho enquanto que algumas "meninas" são umas mães espectaculares muito presentes na vida dos filhotes!
Neste mundo existe de tudo um pouco!
Beijinhos!

Bekas C. disse...

Mas olha que eu já vi mães muito mais velhas a fazerem essa cena da chupeta... :( enfim!! Também concordo que as "qualidades" de mãe não estão directamente ligadas á idade. Conheço uma miuda minha vizinha que é uma mãe que não se lhe pode apontar nadinha!

Maria José disse...

Infelizmente não deve ser caso único, mas esperamos que tenha carinho dos pais afinal mãe é mãe não é,
bjs

sorrisos da minha alma disse...

Esperemos que cresçam ambos nessa nova experiencia... mas ás vezes vimos tanta miséria que dá sempre medo.
Interrogo-me tantas vezes com essas gravidezes...
Á tanta gente a lutar para engravidar... e depois aparecem estas meninas assim...
Enfim...

Gostei tanto de te ouvir... Obrigado pelo miminho bom!

flores disse...

Obgd pela visita. Foi a primeira vez, não foi?

Vai, claro, q idade não é documento como dizem os brasileiros. A minha mãe foi mãe aos 18 e fez um bom trabalho, acho. Ainda q em tempos diferentes. ;)

Ana Luísa disse...

Penso como tu e apesar de saber que não é a idade que faz das pessoas melhores ou piores mães, a verdade é que há um percurso de vida que é interrompida com uma gravidez na adolescência... Ou interrompem-se os estudos, ou interrompe-se abruptamente o estado de adolescente-filha-dependente para se passar a adolescente adulta-mãe-com responsabilidades...
O que importa é que eles e os pais deles, sim porque isto 'sobra' quase sempre para os avós, sejam felizes e consigam gerir tudo muito bem...
Beijos.

Miragem disse...

Cada caso é um caso... e nesse nunca se saberá...

Beijos nossos

liliana disse...

Eu acho que muitas vezes essas "miúdas" não são boas mães porque se calhar a educação e o exemplo que têm em casa não é o melhor...mas enfim...
Mas também podemos não ter bons exemplos e tentar contrariar isso!
beijinhus

new mommy disse...

Olá.
Entendo o que dizes, mas quando o Miguel nasceu, estava uma miúda/mãe no meu quarto, o bebé dela já tinha 4 mesinhos mas como ela era menor, estava no hospital, à guarda da Seg. Social (sempre era melhor que ir para uma lar qualquer, visto que não tinha qualquer apoio da família). Embora muito miúda, era um doce com o seu bebé, com muita paciência muitos cuidados e muito carinho. Nunca a vi faltar com nada ao bebé nem negligênciá-lo... Melhor que outras mães, mais velhas e algumas até já de 2ª viagem.

Bj

Mamã Pirata disse...

Por vxs são os Avós que comandam o barco.E prefiro pensar que indenpendentemente da idade quem é Mãe sabe sê-lo com Amor.