Avançar para o conteúdo principal

Mulher a dias/Srª da limpeza


A decisão de contratar uma mulher a dias nao foi fácil...
Não so pelo dinheiro que se desembolsa, como também pelo facto de eu já nao ter tido uma boa experiência com a anterior.
No inicio é tudo muito bom e tal, mas depois começa a descambar.
Bem, mas depois de conversarmos lá decidimos contratar uma senhora ucraniana que faz limpeza na casa da minha cabeleireira, foi portanto, recomendada.
O que eu disse foi:
Quero apenas 3 horas à segunda feira. Chega às 8.30 (porque nao quero dar a chave a ninguém) e sai às 11.30.
Apenas tem que limpar o pó, aspirar e limpar wcs.
Não quero que lave loiça à mão, coloque na máquina.
E a cada segunda feira dedica-se a uma parte da casa.
E expliquei: numa segunda feira limpa a fundo, aspira por de trás dos móveis, um quarto. Noutra semana outro quarto.
Resposta da senhora : sim eu entender tudo!
Muito bem!
No primeiro dia ficou 5 horas!
E eu disse que era muito tempo...porque eu conheço a minha casa e tb sei que a senhoras gostam de fazer render o tempo.
Na 2ª feira seguinte - 4 horas!
Mau!
Olhe , eu deixo camas feitas e tudo arrumado é mesmo so limpar não precisa de quatro horas!
Ainda assim a parte de trás das mesas de cabeceira nem viram pano...chamei à atenção...
Comecei a deixar-lhe o dinheiro certinha no móvel da entrada a ver se ela entendia e parece que sim...se bem que há duas semanas que a moldura que esta na mesa de apoio da sala nao vê pano, já percebi que vou ter que ser eu a limpar!
A loiça que fica do pequeno almoço ela insiste em lavar à mão, ainda que eu diga que não quero!
Também de há duas semanas para cá que tenho sido eu a limpar os quartos dos miudos porque verifiquei que as molduras tinha bolor...sim bolor atrás e por isso achei melhor ser eu a limpar os quartos deles...que no final cheira mesmo a limpo!
É que a minha casa desde que a senhora lá vai NUNCA mais cheirou a limpo!
Adiante!
Eu nao lhe disse nada dos quartos limitei-me a dizer que nao precisava de limpar os quartos nem os wcs porque eu já tinha limpo.
Ainda assim, esqueceu-se de limpar de novo a moldura da sala. LOL - tenho que me rir!
Ontem.
Ela chegou e eu disse para estender a roupa pk estavamos quase de saida e ela aproveitava o tempo, quando vi a forma como pendurava as camisas expliquei que nao queria assim, porque sou eu que passo a roupa a ferro e eu é que sei como gosto da roupa estendida e mostrei como queria...ao que ela respondeu que nao tinha tempo e que a minha casa era muito grande e bla bla bla...estava a fazer-se a mais horas, pois então!
Ao que eu respondi:
Olhe, H. se nao esta satisfeita pode sair!
Não precisa de mais horas, até porque se tem tempo para vir fumar aqui fora também tem tempo para limpar, ainda lhe digo, metade da limpeza tenho feito eu porque não limpa as molduras e os quartos dos meninos tenho limpo eu como sabe!
Bem ela baixou logo o tom e eu virei costas e fui a resmungar escada acima.
O pai lá de casa não achou piada nenhuma à conversa, e disse para eu a dispensar.
Ao fim do dia quando cheguei a casa a moldura da mesa de apoio continua com pó...e eu, vou deixar ficar para lhe mostrar.
A loiça do pequeno almoço continua a ser lavada à mão embora eu insista que nao quero!
E agora tou com uma vontadinha de lhe ligar e dizer que não quero que ela vá mais....
É por estas e por outras que prefiro ser eu a limpar, mas também sabe bem a ajuda, e depois sai-me uma destas na rifa...


Comentários

carmo pinto disse…
opá e eu aqui há procura de fazer assim umas horitas!
se morra se + pertinho juro te que fazia tudo como a sra manda!
serio!
caramba ainda há ucranianas com sorte! snif snif...realmente e era eu que a deixava fumar dentro das instalações da minha casa! se fosse eu despensava!
mas procura linda! continua há procura ;)
jinhossss
é por isso que eu não contrato ninguém :P
Madame Pirulitos disse…
Eu acho que faz muita falta. Eu que o diga. Até há um anos atrás não tinha ninguém e foi complicado. A fazer carreira académica, ou estava a trabalhar ou se estava em casa... estava a trabalhar!

Mas com a primeira, que foi recomendada (como é possível???) também não deu. Sei que ela estava há pouco tempo em Portugal mas sabes como fazia as camas? Punha o cobertor debaixo dos lençóis!! E eu expliquei-lhe aquela vez e mais não sei quantas depois. Isto foi só uma amostra do que eu passei. Em relação ao wc...nem conto.

Depois tive 2ª senhora que teve de sair porque estava com o subsídio de desemprego e chamaram-na e há uns meses que tenho a D.O, que tem apenas um problema: esquece-se de tudo:) Mas é um doce e a pessoa mais preocupada que conheço com o meu Vicente.

Mas eu sou como tu... quem está de fora pode não entender mas há muitas coisas que não tolero. Nós precisamos de ajuda mas há limites.



Beijinhos muitos e... quero saber as cenas dos próximos episódios:)
Anónimo disse…
é pá isto hoje em dia nem a pagar pá, nem a pagar (uma gaja é bem servida) fonix

jocas e boa sorte para a próxima
mariaigg disse…
Carla,
é realmente muito complicado. E cada vez tenho menos confiança nas pessoas. Mas, por outro lado, a ajuda é necessária (falo por mim, que saio de casa às 07h da manhã e chego às 18h30, com o MM só com 2 anos e, por vezes, ainda fico a trabalhar no portátil até às tantas). A ajuda é muito preciosa para a minha lucidez. Olha, o que fiz foi contratar uma empresa de limpezas. Sim, fica um pouco mais caro (bem, depende também do preço que algumas senhoras cobram pois, nalguns casos, nem é tão grande a diferença). A vantagem é que trato tudo com o responsável da empresa e se as coisas não forem bem feitas falo com ele e digo que assim não quero continuar. Na sessão de limpeza seguinte, eles corrigem. É mais impessoal, é um facto, mas também é mais seguro e mais eficaz. Esta é a minha experiência.

Beijinhos e boa sorte!
A situação não é simples, mas eu sei que faz falta ajuda (ainda que contra-apresentação de um pagamento, é sempre ajuda) .... ó se sei!
Desde que nos mudámos todos para cá que não temos ninguém, e está a chegar ao ponto de ser mesmo incomportável.
Quando se trabalha em casa e fora de casa, fica muito difícil assegurar tudo direitinho em todo o lado.
Percebo e apoio a tua incompreensão, porque se a sr.ª está a limpar a TUA casa, deve fazê-lo como TU pretendes. Começa a procurar uma alternativa: outra pessoa, uma empresa, ..., mas não prescindas da ajuda que conquistaste. ainda para mais nesta fase em que te encontras agora
beijo grande e ... inspira, expira, inspira, expira,...
Mãe Gabi disse…
eu realmente tenho tido muita sorte..com a rapariga que vem cá a casa.
Se morasses mais perto indicava-te a minha!
Beijinhos e boa sorte!
CC disse…
Eu compreendo-te perfeitamente. Eu tambem tenho uma senhora ucraniana que vem cá a casa uma vez por semana fazer 4h. Ela não é execelente, mas não é má de todo. As vezes tenho vontade de mudar, mas tenho receio de ir para pior.

Com esta senhora tenho é de estar sempre atenta, pois se ela percebe que não estou "em cima" dela começa a desleixar-se, mas basta dar uma chamada de atenção que entra logo nos eixos durante uns tempos:)

Tens de continuar á procura.

Bjos
kriz disse…
acho tão dificil conseguir encontrar alguém em quem se confie para mexer nas nossas coisas, eu gosto muito das coisas feitas à minha maneira por isso acho que prefiro ser eu a fazer as coisas do meu jeito.
acho melhor procurares outra pessoa para te ajudar.

kiss***
sonho de bebé disse…
Eu ando há anos para por uma pessoa a limpar a casa e vou sempre adiando com medo que me aconteca o que aconteceu contigo, lol. E faz-me confusão ter alguem que possa remexer nas minhas coisas, mas que ia saber bem a ajuda lá isso ia. O problema memso é arranjar alguém de confiança que também limpe bem ou pelo menos tão bem ou melhor que nós.
Bjs
silva disse…
Trabalhei numa empresa de limpezas domésticas e vi muita “merda” nas casas dos clientes onde fazia as limpezas. Há muitas pessoas que vivem como os porcos, inclusive a minha patroa, mas exigem que os funcionários limpem tudo de uma vez aquilo que as pessoas não limpavam durante anos e anos. Pedem para passar a roupa muito mal lavada que até mete nojo.
Eu quero que as pessoas entendam que para fazer uma limpeza geral é necessário limpar durante o dia todo, e não apenas 4 horas por semana. Se a senhora queria uma limpeza feita do seu jeito, então faça você mesma, e deixe de implicar com os outros. Eu como a pessoa com muita experiencia, digo sinceramente que nenhuma empresa, nem mesmo uma pessoa particular, seja de que nacionalidade for (portuguesa, ucraniana, romena), nunca fazem uma limpeza impecável com o tempo limitado, por isso deixe de ser racista e seja uma dona de casa, porque muitas só sabem passear e abrir as pernas.
PS: Aconselho às senhoras limparem bem as vossas casas, para não nos deixarem com vergonha de limpar a vossa porcaria.

Mensagens populares deste blogue

Aero-OM sim ou não?

Ai a minha vida! A Madalena contunua com as colicas...estou a dar-lhe colimil, mas toda a gente diz que também devia dar-lhe o aero-om, o medico disse que não, no entanto toda a gente diz para dar pk alivia as colicas, inclusive o farmaceutico onde comprei o colimil! Esta semana com esta treta das colicas ela so aumentou 100 gr.! Ela começa a mamar e sete ou oito minutos depois começa a chorar e so se cala com a chucha e de barriga para baixo...vou passeando assim com ela pela casa e ela lá acalma! De noite curiosamente mama relativamente bem, normalmente os 16 minutos pretendidos! POdem dar a vossa opinião? Bjs Carla

Mãe gostas de nós?

acordei e desci à cozinha, para fazer a sopa (para o colegio)dos mais pequenos. Tomei o pequeno almoço sozinha e em silêncio, o silêncio de uma casa onde todos ainda dormem.Espreitei a janela e era ainda de noite, fui abrindo os estores, a chuva caía lá fora...voltei a subir e fui acordar o principe mais velho, fui-lhe dando beijinhos e a muito custo foi despertando.Enquanto se levantava preparei-lhe a roupa para vestir.Estava a vestir-se e diz: -Mãe tu gostas de nós? -Claro que gosto filho, vou amar-vos sempre muito...mas porquê aconteceu alguma coisa que te leve a pensar que eu nao gosto de vocês?(fiquei apreensiva) -Não mãe, mas porque é que ás vezes me pões de castigo? -Porque quero que sejas uma pessoa de bem e com responsabilidade e honesto...entendes? E tu ontem abusaste muito da minha paciência e eu acho que nao mereço o que tu me fizeste!O que é que achas? -Acho que tens razão, mãe...desculpa! Abraço e beijos e Amo-te muito....e depois a rematar-És uma super mãe! Ontem como a

Férias!!!!

Cá vamos nós para as tão esperadas e merecidas férias! Em jeito de balanço, este tem sido um ano bom, diferente, com mais uma criança em casa e por isso mais trabalhoso mas tb mais gratificante! Apesar de ter regressado ao trabalho há relativamente pouco tempo, estava a desejar as ferias. A minha cabeça tem andado a mil por muitas razões... Espero conseguir relaxar na férias, brincar mais com os meus amores, e sobretudo andar sem stresses! Até já! Bjs Carla