quarta-feira, agosto 04, 2010


Sobre o assunto de ontem , as mentiras...
Aqui a questão não é apenas as mentiras em relação à net, são as mentiras no geral, que nos fazem perder a confiança nele.
Ainda assim ontem consultei o pediatra, que o conhece desde que nasceu, a minha tia e madrinha que tem 3 filhos e é professora quase há 30 anos e uma querida amiga que é psicologa.
Resumindo, todos me foram dizendo para relativizar, que será uma fase, mas para estarmos atentos e sempre que mente tem que ser castigado. Que será normal ele mentir para se esquivar dos castigos, mas que fazemos bem em estarmos atentos e falarmos com ele.
Só a minha mãe acha que não é normal, e que ele nao pode mentir ...
Ontem ele ainda estava "anestesiado", como disse a minha tia e portou-se lindamente, ou seja respondeu sempre verdade a tudo, mesmo àquelas questões mais básicas perguntei se tinha a cama feita e disse que não...ok. Disse-lhe para a fazer e ele em vez de dizer "está bem" disse que estava a arejar :D não insisti. À noite quando o fui deitar a cama estava por fazer, fê-la antes de se deitar...
(obrigada pelos vossos comentários)

6 comentários:

Mãe(q.b.) disse...

Acho q apartir desta idade é quando eles nos começam a testar á força!
Não vai ser tarefa fácil mas se tiveres sempre o mesmo comportamento, castigá-lo qd mente, obrigá-lo a cumprir as tarefas, acho que te safas :)

jocas

carmo pinto disse...

ai minha querida como eu sei como te sentes a minha tam 11 e passo "os passos do Algarve " com ela ...há dois dias para cá tem sido melhor...mas como tu dizes isto é a pré adolescencia!?
ai a nossa vida!
como tu eu e o r falamos abertamente com ela sempre a deixamos á vontade para que sentisse o mesmo em relação a nós ...para nunca mentir mas é deles da natureza ...só pode!!!!
um bj para ti com um grande abraço!
assim bem relaxante
e claro um tb para o teu filho sim!? o que se passará naquela cabecinha....

aka pink disse...

Vá não fiques assim, olha o Sócrates, vê lá onde chegou. Brincadeirinha. :) O Duda menino bom, acredito que seja uma fase, bjs

MissBlueEyes disse...

Eu té posso ser a ovelha ranhosa ao escrever este comentário, mas concordo com a sua Mãe. Eu não acho normal... Mas pode ser que passe!!! :)

Luna disse...

meu não tem metade da idade do teu, lá em casa já começaram as mentiras dele.
Não será uma maneira dele, para vos chamar a atenção?
bjinhos
Luna

Sónia e MI disse...

O mal dos pais é chegar a adulto e esquecer-se da criança que foi.
Mas quem é que nunca mentiu ? E quem é que ainda assim não mente de vez em quando. Coisas sem importância, que não prejudicam ninguém.
Se vcs sabem que ele foi à net , para quê perguntar? Estão a testá-lo e isso as crianças também não gostam.
Falando por mim, menti muito em criança, tinha uma imaginação muito fértil , inventava outros nomes quando perguntavam o meu.
Preocupante? Será no futuro se usar a mentira para prejudicar terceiros. Para fugir a um ralhete por saber que fez mal? Até nós o fazemos , não temos é ng que nos confronte e nos faça sentir pequenos com isso.

Minimiza, quanto mais tempestade fizerem, mais ele mentirá.