Avançar para o conteúdo principal
A minha avó.
A minha avó tem 85 anos!
Está acamada há 7/8 anos porque caiu e fracturou a cabeça do fémur, ainda foi operada mas nunca mais andou.
A minha avó ficou viúva do único homem que amou aos 48 anos. Lembro-me na altura de achar que quando morria o avo a avó também morria, porque segundo os médicos os cérebro dela envelheceu muito, e ficou como se tivesse 80 anos.
Esteve muito tempo de cama e aquilo tudo era muito estranho para mim. Depois lentamente foi voltando à vida.
Era a nossa companhia nas férias, chatinha que só ela, na casa da praia ficava connosco, fazia as refeições - ninguém faz um arroz de feijão como ela, ou sopa de feijão verde, ou pataniscas, ou bacalhau à brás ou puré de batata - ela fazia tudo por nós. Levantava-se cedo ía ao mercado, comprava tudo fresquinho, e era assim todo o verão. O resto do ano era o braço direito da minha mãe.
Na praia enquanto andávamos na água ficava à beira mar a vigiar-nos, e gritava se nos afastávamos.
Fez-se amiga dos nadadores salvadores, e dos nossos amigos que a tratavam por "tia Maria", jogávamos ás cartas com ela, comíamos gelados, mas não podiam ser de água porque faziam mal!
Á noite se não chegássemos à hora marcada ia à nossa procura, e uma vez chegou ao portão do parque de campismo e começou a chamar por mim à meia noite porque eu estava com umas amigas a tocar guitarra e a cantar - mas era hora de ir para casa!
Era uma figura caricata - não era de muitos abraços e beijos, era de carisma, de mostrar o afecto noutras coisas, na sua preocupação com as refeições, com as nossas roupas, com a nossa segurança e com a nossas companhias.
Adoptou o meu marido como verdadeiro neto, e ela adoptou-a como verdadeira avó, enquanto pôde, fez-lhe, na casa da praia, as comidinhas preferidas, o que ele mais gostava para agradar, e isso sabia-me bem.
A sua gargalhada era magnifica - ainda é, mas agora mais suave com a idade que vai pesando.
Ontem foi o dia dela - da minha avó. E eu liguei aos meus pais para os meus filhos darem beijinho aos avós - mas não lhe liguei a ela porque já era tarde...liguei hoje de manhã.
Para ela está sempre tudo bem, sempre de sorriso, e com as ultimas noticias na ponta da língua, seja de politica ou de futebol - hoje perguntou:
- Quando vens cá?
- E eu disse - agora só nas ferias avó, se Deus quiser!
- Pois, se Deus quiser - disse ela.
E nós queremos muito que Deus também queira.
Como ela me costumava dizer para acabar uma conversa que descambava -" rêcetê"!

Comentários

akapink disse…
E faz um bitoque assim divinal, uma vez fui lá à Tocha e ela fez para almoço um bife com batatas fritas, e estava como eu não consigo fazer e raramente encontro, muito bem feito, nuca mais me esqueci, e eu tinha 17 anos acho... Beijinhos!

Mensagens populares deste blogue

Bom dia a todas e obrigada. Apraz-me resposnder a este comentário: "Parabéns!!! Via-a na TV e dv dizer q n a imaginava assim, pensava q era uma mulher bonita, elegante, dinamica...e pouco falou!" Querida Marisa e demais demais leitores que nao me conhecem pessoalmente: Lamento se a desapontei. Sou de facto bonita (modéstia à parte) e por agora não muito elegante porque fui mãe há 6 meses e tenho 4 quatro filhos...mas a TV engorda bastante as pessoas, caso nao saiba....aliás quem me conhece referiu exactamente que pareço bem mais gorda na TV...se isso me afectou , confesso que sim . Quanto ao facto de ser dinamica...minha cara amiga tenho 4 filhos e nao tenho ajudas...acha que isso é ser o quê???? Já agora ...falei o que me perguntaram na Tv...nao posso falar por cima das outras pessoas...chama-se a isso falta de educação! Um bom dia para si...
A dúvida dissipou-se. Ontem de manhã fui à farmácia com a primeira urina da manhã fazer um teste. A farmaceutica disse que era negativo e deu-me o teste...quando vi uma risca muito ténue disse-lhe que afinal era positivo! Ao que ela responde que nao porque a risca era fraquinha... Fiquei a moer o assunto! Ao almoço fui comprar um teste e fi-lo! E claro que a risquinha aparece bem visivel! Estamos felizes, como podem calcular! Espero que corra tudo muito bem!