terça-feira, agosto 03, 2010

Estou triste com o meu filho mais velho...

nao sei como dizê-lo de outra forma.



Ontem foi apanhado em mais uma mentira. Ontem apanhou. Levou umas palmadas no rabo, a doer. Ontem nao foi um "enxota moscas".

A mim doi-me o coração.

Depois de termos alterado o codigo de acesso à net, eis que ele tentou aceder e conseguiu porque alterou o puk (eu nao teria conseguido).

Foi de tal forma que o pai ontem até ficou branco de se ter enervado.

Porque raio ele mente?

Já tentamos falar a bem, falar com calma, conversar, falar alto, ralhar, por de castigo...ontem apanhou, porque mentiu.

A nossa confiança nele vai-se desvanecendo.

Nós a perguntar se ele tinha ido à net e ele disse que não...só à segunda e como viu o pai já enervado disse - ah afinal fui.

Não pode ser!

Ontem foi uma noite dificil lá em casa.

Era 1h da manhã e eu ainda nao dormia...porque raio é que ele nos mente? Se ele sabe que se disser a verdade é melhor para todos?

Eu sei que são so 12 anos, mas por outro lado são já 12 anos!

Hoje vou falar com o pediatra , já agora quero outra opinião...



Estou triste por nao poder confiar nele...bolas pá...será isto da adolescência=????Arre!

13 comentários:

Mãe(q.b.) disse...

:(((

Oh amiga, sabes que a adolescencia tem destas coisas, não é que ele faça por mal, ou por ser mentiroso, sabes como é, tb já foste adolescente e ás vezes quando queriamos alguma coisa tinhamos essa mania, de mentir para não ralharem conosco :S!

Mas imagino como te deves ter sentido!

Ai meu deus o q me espera!!!

jocas

Rita disse...

Deixo-te um beijinho amiga

Tita disse...

Não estejas por favor!
Não estejas!!
Vai ao meu cantinho e entenderás onde quero chegar!
Mas por favor procura entende-lo e encontrar a razão.
Um xi grande :((

aka pink disse...

Não fiques assim, mas de férias lembras-te como era, uma seca, os miúdos hoje têm acesso ao mundo através da net. Pior têm os amigos através do monitor, com quem falam, e contam coisas. Consegues ver pelo Histórico onde é que ele anda, e segundo soube há um programa que te permite instalar e saber exactamente que conversas ele teve, por onde andou, o que viu, etc Temos uns amigos que instalaram e avisaram a filha disso, para que ela soubesse que eles saberiam exactamente o que ela via durante o dia. Proibir é uma tentação, só faz com que ele não desista. Podes sempre criar utilizadores com menos permissões, não sei... bjs

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

E não mentimos todos? Não mentem os colegas, os pais, os avós, os professores? Às vezes são pequenas mentiras... apenas para nos safarmos de algo, para conseguirmos algo... algo que nos foi proibido e que queremos muito!!!

Uma pequena mentira não faz de nós más pessoas ou mentirosos compulsivos.

Quantas vezes a minha mãe me perguntava: Estás a estudar? E eu dizia que sim mas estava era a ler o tio patinhas.
Quantos patrões por esse pais não querem os funcionários na net e eles estão :P

Fala com o pediatra e depois conta-nos o que ele te disse.

Força!

Mamã Nocas disse...

Ter um filho a entrar na idade da Adolescência, não é nada fácil. E por vezes ficamos impotentes a determinadas situações. Ai sim merece um castigo, mas nós ficamos a remoer cá dentro.É porque batemos é porque ralhamos é porque castigamos.
Sou a favor dos castigos doem mais cá dentro. Talvez por uns tempos ficar proíbido de ir ao computador.
Mas tu sem dúvida hás-de saber o que fazer.
Por mais que nós deste lado dê-mos a nossa opinião o teu intuito de mãe prevalece. Adolescência é assim mesmo, perdemos um pouco de controlo neles, querem se afirmar.
Não é nada fácil...
Tenho uma irmá adolescente que de vez em quando tira-nos do sério.

Mil
beijinhos

kombi disse...

12 anos é mesmo a idade da mentira utilitária. ao longo do crescimento a criança vai usando a mentira a seu favor, encontrei este artigo que explica bem o que quero dizer, por isso não te preocupes é ter calma e paciência, tudo não passa de uma forma de se afirmar e chegar a adulto.

http://www.saudelar.com/edicoes/2004/abril/principal.asp?send=05_psicologia.htm

Mims disse...

Eu acho que ele só mente para não ralharem com ele, porque sabe que está a fazer algo que os pais não concordam. Acho que o melhor é sentarem-se com ele e combinarem as idas a internet, tipo 1horas diária. E como a aka pink disse, podem sempre instalar o programa e vem por onde ele anda.
Espero que tudo se resolva...
Beijinhos

Mãe Inês disse...

Calma Carla. Como dizes são só e já os 12 anos. Ou seja, ainda é uma criança mas, por outro lado, sabe o que não deve fazer e acredita que a mentira o poderá poupar a alguns ralhetes.
Também não teno conhecimento de causa ainda mas, pelo que vejo à volta, não será motivo para alare, será para ficarem vigilantes mas não alarmados. Parece-me comum à faixa etária.
Tem calma que agora não te podes enervar.
Beijinhos!!

Andreia disse...

Acho que todos já mentimos um dia, e a idade dele é o começo de muita coisa nova. Proibir de ir à net, sinceramente acho que não é a solução ideal porque o fruto proibido é o mais desejado e não me parece que haja assim tanto mal, afinal ele está de férias e sem nada para fazer e desde que devidamente controlado não vejo porque não pode ir à net.
Há programas informáticos que permitem ver onde eles andam, que páginas vêem, até quantos clics dão numa página. Também se pode bloquear o acesso a determinados sites.
A minha opinião e vale o que vale, é que ele mente porque sabe que vão ralhar com ele, mas penso que não é sinal para alarme, é ficar atento.

Rita disse...

Pois, eles mentem sem necessidade. Apenas porque sim.
Esperar que seja só uma fase e perceba que não tem realmente que o fazer.

Beijinho

Mia disse...

Honestamente, eu também teria mentido! (sou uma eterna adolescente!)
Beijinho!

Susana Canhola disse...

Olá, agora que leio este post, as coisas se calhar até estão diferentes e espero que sim, mas ao ler revi-me nesta aflição e o meu filho mais velho só tem 9 anos e já me mente.
É devastador, até são coisas simples, ou parecem simples mas mente deliberadamente e a confiança perde-se.
Já debaixo de ameaça é que se confessa e já tenho chorado muito.
Dizem que é uma fase, que passa, mas é muito triste.